quarta-feira, 20 de agosto de 2014

A Serpente Araraquarense

Com o aniversário de Araraquara - São Paulo chegando, a professora aproveitou para contar a lenda da serpente que habita o subsolo da igreja Matriz de São Bento no centro da cidade. As crianças, após lerem e discutirem sobre o assunto, passaram a produzir historinhas em quadrinhos. 

Araraquara foi fundada em 22 de agosto de 1817 e localiza-se a 277km da Capital.


A lenda

Diz a lenda que uma mulher teve um filho indesejado e o jogou no córrego que ficava em frente à Igreja Matriz de São Bento (atualmente canalizado). A criança se transformou numa serpente, que estaria vivendo no porão da igreja até os dias de hoje, e cada vez que a serpente se mexe ela derruba uma parte da igreja que nunca fica pronta.A cada oito anos, durante sete minutos a serpente acordaria, derrubando um pedaço da Igreja. A mesma lenda conta ainda que a cabeça da serpente se encontra na própria igreja e o rabo se estende até o Cemitério dos Britos. Esse é um dos motivos pelo qual há uma águia na frente da igreja. O animal, que não faz parte da fauna brasileira, deve “caçar” a serpente quando ela “acordar”.


E assim fizeram...





























domingo, 8 de junho de 2014

Jogo do Nunca 10

Utilizando Material Dourado, unidades, dezenas e centenas, introduzindo com diversão as regras matemáticas, que serão usadas para a vida toda, foi proposto o tão famoso:


Jogo do Nunca 10



Regras do jogo:

Cada aluno na sua vez jogará dois dados e pegará a quantidade de cubinhos equivalente à soma das faces dos dois dados. Se for dez ou mais que dez terá que fazer a troca de dez cubinhos por uma barrinha (dezena). O segundo jogador e os seguintes farão o mesmo. O vencedor será quem primeiro conseguir a placa (centena).
Objetivos:
• Compreender o valor posicional do algarismos no sistema decimal. • Estimular o cálculo mental. • Desenvolver habilidades manuais e visuais fazendo comparações e percebendo equivalências. • Reconhecer propriedades e relações entre as ordens e classes dos números.

Quem desejar conhecer e não tiver disponibilidade do material dourado, há sites onde pode-se jogar online, muito divertido e vale a pena, a criançada vai adorar e aprender ao mesmo tempo. 


Aliás, é dever dos pais reforçar, fixar e incentivar tudo que o professor fez em sala de aula, pois só assim a criança vai realmente entender e aproveitar os ensinamentos.




Material Dourado - existe de várias marcas











Pequenos Arquitetos

Tentando estimular a visão, localização e representação do espaço onde os alunos encontram-se, vendo a ótica de cada um, a professora fez um exercício com os pequenos arquitetos, tendo como base a sala de aula. O resultado foi satisfatório, criativo e muito divertido. A importância de desenvolver esse senso lógico e criativo ao mesmo tempo, é fundamental.
O próprio Ministério da Educação recomenda e dá algumas dicas em Construção de Maquetes.